A fabricação do pneu é produto complexo e requer mão de obra qualificada para o desenvolvimento do mesmo. È através da utilização e estruturação destes materiais que o pneu é formado.
Vejamos o exemplo:195/65 R15 91H. O número 195 corresponde à largura da secção do pneu em mm, o número 65 corresponde à série do pneu (relação altura/largura da secção H/S= 0,65);
O R diz respeito à estrutura radial e o 15 é o diâmetro interior em polegadas; o número 91 corresponde ao indíce de carga e o H ao código de velocidade.
No pneu é também indicado outro número(exemplo: E2 022 541) que corresponde à homologação conforme o regulamento 30 ou o regulamento 54 europeus para os pneus turismo ou comerciais.
Por fim como se pode verificar existe também uma referência (exemplo: DOT FU TA H76 x 3501), os três ou quatro últimos digitos indicam a data de fabrico do pneu(ex: 35 a semana 2001 ).
Poderá também verificar qual a marca do pneu (ex: Energy BSA – nome da Gama), as suas dimensões e características(285/ 35R 22 102 W).
Eleve o carro utilizando o macaco, desaperte totalmete as porcas e retire o pneu. Coloque o pneu suplente e aperte ligeiramente as porcas. Baixe o carro, e termine de apertar as porcas devidamente.
Terminada a tarefa, guarde todo o material utilizado, isto é o pneu, o macaco e a “chave de porcas” e as luvas que utilizou.
Verificar a pressão de enchimento dos pneus uma vez por mês sobretudo, antes de um percurso a alta velocidade. Esta verificação deve ser feita ‘em frio’, isto é não ter rodado mais do que 3 km. Verifique também o pneu suplente e siga as recomendações dos fabricantes.
A cada troca de pneu, substitua a válvula. A válvula garante a estanquicidade e permite uma maior longevidade dos pneus, porém tendem a deteriorar-se sob o efeito da força centrífuga.
È fundamental fazer a equilibragem de forma a suprimir vibrações. Deste modo evita-se o desgaste prematuro dos pneus, dos órgãos de suspensão, direcção e dos rolamentos.
Verifique o paralelismo do eixo dianteiro e de toda a geometria do veículo de forma a evitar desgastes irregulares.
Mude os seus pneus. Os pneus demasiadamente gastos conduzem a uma geometria incorrecta que provoca desgastes anormais.
Lembre-se que é fundamental estar atento e fazer uma manutenção regular dos pneus para que estes durem mais tempo e para que a sua condução seja mais segura.
Ao montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro irá garantir uma maior segurança e o seu carro terá uma melhor nas curvas. Isto é essencial especialmente em pisos molhados ou escorregadios.
A pressão insuficiente de um pneu faz com que o contacto entre o mesmo e a estrada se torne irregular, desgastando-o muito mais sobretudo durante as travagens e acelerações.
Para além deste factor, a pressão insuficiente ou abaixo da recomendada, aumenta o consumo de combustível e consequentemente causa mais poluição.
A pressão acima da recomendada, pelo contrário, reduz a aderência dos pneus à estrada, tornando a sua condução desconfortável.
Verifique regularmente a pressão e o enchimento dos pneus, desta forma obterá uma maior segurança, os pneus terão uma durabilidade maior, podendo economizar e ao mesmo tempo contribuir para a protecção do meio ambiente.
Ao adquirir um pneu usado, este deve ser verificado por um profissional antes de ser utilizado.
Nunca utilizar pneus com pressão incorrecta, com uma velocidade superior à do seu código de velocidade ou com uma carga superior à do seu índice de carga.
O pneu suplente do tipo” uso temporário “ deve ser utilizado apenas durante o período de emergência.